16 de ago. de 2017

Aula 15 – O Verbo Auxiliar e Comum: to be



O verbo to be em inglês é equivalente aos verbos ser e estar em português.
Sua conjugação no presente do indicativo (simple present) é a seguinte.

I am
Eu sou/estou

You are
Tu és/estás

He/she/it is
Ele/ela é/está

We are
Nós somos/estamos

You are
Vós sois/estais

They are
Eles são/estão         

Costuma-se utilizar as seguintes contrações.

I'm
I am

You/we/ they 're
You/we/they are

He/she/it 's
He/she/it is

Sua conjugação no tempo passado (simple past) é a seguinte.

I was
Eu era/estava (fui/estive)

You were
Tu eras/estavas (foste/estiveste)

He/she/it was
Ele/ela era/estava (foi/esteve)

We were
Nós éramos/estávamos (fomos/estivemos)

You were
Vóis éreis/estáveis (fostes/estivestes)

They were
Eles eram/estavam (foram/estiveram)

Clique aqui para ver a conjugação completa deste verbo no conjugador de verbos Reverso.

Emprego do verbo to be

O verbo to be pode ser utilizado como um verbo ordinário e neste caso serve para dar informações sobre o sujeito.

I am old.
Eu sou velho

The car is red.
O caro é vermelho

It is cold.
Está frio (o dia está frio)

O verbo to be também é utilizado como verbo auxiliar para formar as formas contínuas ( progressivas).

I am running.
Eu estou correndo

I was running.
Eu estava correndo

O verbo to be também se utiliza para construir a forma passiva.

The table is made of wood.
A mesa é feita de madeira

Quando o verbo to be estiver no presente e vier seguido de um outro verbo no infinitivo com to, exprime a ideia de futuro, de dever, de necessidade ou de possibilidade, especialmente com a terceira pessoa, ou também para comunicar um plano.

Every pupil is to receive his reward.
Todo o aluno receberá sua recompensa.

I am to return tomorrow.
Devo voltar amanhã.

He is to solve that problem.
Ele deve resolver esse problema

They are to help you.
Eles devem lhe ajudar

I am to travel next week.
Devo viajar na próxima semana

Ocorre a supressão do verbo to be (elipse) nos seguintes casos:

a) Após as conjunções:

as
however
while
whether
till
when
as soon as
as though.

A wise man must work while (…) enjoying good health.
Um homem prudente deve trabalhar enquanto (está) gozando saúde.

b) No infinitivo, após os verbos:

to think
to find
to believe
to prove
to intend
to mean
e outros significando idêntico.

I did not think him (…) a good pupil.
Eu não pensei (que ele fosse) um bom aluno.

c) Nas expressões proverbiais (muito conhecidas) e comerciais depois de um comparativo.

The higher (…) the seat, the lower (…) the fall.
Quanto mais alto (é) o assento, mais profunda (é) a queda.

O verbo to be é muitas vezes substituído por outros verbos, como to stand, to lie, etc. para evitar a repetição.

My school stands on a hill.
Minha escola está numa colina.

Paqueta lies in Guanabara bay.
Paquetá está na baía de Guanabara.

Quando na linguagem familiar se quer indicar uma insistência, repete-se o verbo to be no fim da frase.

She is gentle girl is Ivanete.
Ivanete é uma gentil menina.

Traduções do verbo to be

O verbo to be traduz-se:

Geralmente por ser ou estar.

I am a school boy.
Sou um estudante.

She is unwell.
Ela está indisposta.


Por passar, no sentido de ir de saúde.

How are you dear fellow?
Como passa meu caro colega?


Por fazer, impessoal, referindo-se a tempo.

It is bad weather!
Faz mau tempo!


Por estar situado.

My college is in São Cristovão.
Meu colégio está situado em São Cristovão.


Por ter indicando idade, dimensões e estado físico e moral.

My sister is ten years old.
Minha irmã tem dez anos.

My boat is eight feet lenght.
Meu bote tem oito pés de comprimento.


Por ir, na expressão to have been, seguida de to.

Have you been to school to today?
Foi à escola hoje?



Expressões usuais com o verbo to be


To be hungry
Ter fome, estar com fome


To be thirsty
Ter sede, estar com sede


To be cold
Ter frio, estar com frio


To be warm
Ter calor, estar com calor


To be sleepy
Ter sono, estar com sono


To be afraid
Ter medo, estar com medo


To be ashamed
Ter vergonha, estar com vergonha


To be right
Ter razão, estar com razão


To be wrong
Não ter razão, não estar com razão

I am hungry and he is thirsty
Estou com fome e ele está com sede.

You are right and I am wrong.
Você tem razão e eu estou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário